A
predileção de Voltaire (Jean-Marie Arouet) pela China é particularmente visível
ao se examinar o conjunto de seus escritos de vária ordem. Naqueles de caráter
filosófico, ou nos textos históricos, ou mesmo em sua obra ficcional, a China e
a sua história multimilenar serviu de referência estratégica para a construção
de uma nova civilização européia – justamente aquela que cumpriria os padrões
disseminados pelo pensamento iluminista. Trata-se de um lugar insuspeitado no
interior do pensamento voltairiano e mesmo a fortuna crítica acerca da
filosofia Iluminista pouco percebeu a importância dessa temática para o
pensamento do século XVIII. Mesmo porque a diatribe contra a ortodoxia católica
ou a crítica aos jesuítas da Segunda Escolástica – de fato, os seus representantes
mais exemplares – esteve basicamente no centro das atenções.
No
entanto, para Voltaire, a resposta estratégica para uma civilização, que ele
considerava em decadência e imersa no obscurantismo, era justamente buscar na
história antiga dos povos e nas suas respectivas culturas as matrizes e os
modelos para uma reforma social de grande amplitude. Vale destacar, aqui, que,
a partir disso, Voltaire nunca foi partidário de uma “revolução”, “rebelião” ou
ainda uma “insurgência” política que abalaria os esquemas hierárquicos
estabilizados no âmbito do Antigo regime (BERCÉ, 1987). A China forneceria,
pelo contrário, várias práticas, hábitos e valores que, adaptados ao contexto
coetâneo, reconduziria, de modo satisfatório, o sistema europeu de ordens, com
seus graus diversos de subordinação, à estabilidade, à paz e à harmonia.
De
fato, Voltaire tratou a questão da Ásia e seus correlatos a partir da
perspectiva da história cultural da Europa, em seu sentido mais amplo. Para
ele, em vários momentos estratégicos, a filosofia iluminista deveria destacar a
relevância das nações asiáticas, sem levar em conta, em certa medida, a
distância geográfica e as diferenças culturais. Dessa forma, disseminado um
pouco por vários textos, porém com ênfase em certos escritos de matiz cultural,
podemos encontrar o que Voltaire pensava sobre a contribuição asiática para a
história coetânea de um Ocidente que ele votava decadente (em seu aspecto
civilizacional), tirânico (em suas matrizes políticas de base) e obscurantista
(por seu viés de censura ao livre pensamento e à difusão de novas idéias). (MALBRANCHE, 2021, pp.53-63)
No
século XVIII, em que vicejava a Ilustração, a Ásia, conforme a imagem concebida
por Voltaire – ou, pelo menos, a representação que tantos filósofos e letrados
assim forjavam –, pouco tinha a ver com o exotismo ou com qualquer outra imagem
de terras distantes, habitadas por povos sem lei, sem sistema governativo ou
sem um vocabulário propriamente sofisticado. Nesse sentido, se a cultura
européia destacou os indígenas americanos como destituídos de F, L e R, isto é,
sem fé, sem lei e sem rei, os asiáticos tiveram muito melhor sorte. A Pérsia
(de fato, o Oriente Médio e terras do Levante), a Índia e a China eram os
opostos simétricos, todavia, em sinal contrário, de uma Europa que carecia das
luzes da razão. Sob o rótulo de Ásia, Voltaire reconhecia uma série extensa de
boas práticas civilizacionais que serviriam perfeitamente para rechaçar a
escuridão que grassava sobre o Ocidente. (MAVERICK, 1946)
Desde
muito cedo, é possível reconhecer na obra de Voltaire esse fascínio pelo
Oriente, em que pesava uma mistura explosiva, intelectualmente falando, entre
curiosidade e admiração. Em seu Essai sur
le poème épique (primeira versão, publicada
em inglês, datada de 1727), Voltaire destacava que foram os portugueses
os primeiros a trazer à luz o caminho marítimo para as Índias e, portanto, essa
nova abertura europeia em direção ao Oriente, com seus cobiçados produtos e com
seus povos inusitados. De passagem, na Idade Média, as terras orientais vinham
descritas na narrativa de Marco Polo na corte do grande Cã e nos inúmeros
relatos de peregrinação que descreviam os reinos para além da Terra Santa.
Entretanto, esta obra voltariana, cujo fundamento se destaca por seu
pioneirismo, é, como muitas vezes se disse, um longo ensaio de literatura (e de
antropologia) comparada, em que se avaliam os grandes poemas épicos, desde o
grego Homero ao inglês John Milton. É por isso, justamente, que permitiu um
quadro comparativo de mais ampla gama, concorrendo diferentes costumes e
hábitos de nações diversas. (VOLTAIRE, 1830)
No
entanto, é, no Essai sur les mœurs et
l’esprit des nations, publicado em 1756, que Voltaire procurou desvelar, em
detalhes, a história universal desde os caldeus aos ameríndios, passando pelos
hebreus e os romanos. Aqui, um pouco de modo surpreendente para o nosso
pensamento contemporâneo, estão presentes elementos de geologia, narração de
milagres, conceitos de imortalidade da alma, e lendas e contos de caráter
sobrenatural. O que não quadraria com um estudo histórico, cuja hermenêutica se
fundamenta em documentação arquivística ou em método analítico de base
cientificista. Escrito em estilo ligeiro e despretensioso, Voltaire analisa
este impressionante conjunto de povos que constituem o gênero humano. No fundo,
o objetivo é a clara defesa de uma tese lapidar: o gênero humano possui
práticas, valores e crenças que são semelhantes em todos os lugares do mundo e
que se estendem por um longo espectro temporal. Desde o início da humanidade,
os homens tiveram superstições primitivas e sonhos premonitórios, além de
padecerem a intervenção divina nas coisas terrenas e mundanas. O que conduziu
Voltaire a formular o seu conceito de “religião natural”, vale dizer, o esboço
de um quadro geral, de cariz moralizante, em que se representa “l’histoire de
l’esprit humain” (VOLTAIRE, 1835, p.i).
É
estrategicamente neste contexto amplo que as figurações sobre o Oriente – a
China, em particular – ganham enorme relevância. Trata-se, para Voltaire, do
berço da civilização e de todas as artes, em que se podiam encontrar os
costumes em seu estágio de formação, isto é, de uma racionalidade própria que
ordenava os modos e os hábitos a partir de uma teleologia, cuja causa final era
o progresso humano (VOLTAIRE, 1835, p.3).
Mais
especificamente ainda, foram os chineses, segundo a periodicidade instituída
por Voltaire, que primeiro criaram os vários usos da escrita e um sistema
governativo regrado, com a acumulação de saberes fundados na construção de um
dado regime de historicidade, compartilhado de modo coletivo e consuetudinário.
Isto, enquanto os povos europeus conviviam com o iletramento, com a ausência
das luzes do saber, com o caos das guerras tribais, com a fragmentação
territorial e o espírito de dissenso.
Uma
longevidade impressionante, pois foram quatro mil anos, com leis, costumes,
língua, modo de vestir sem qualquer alteração relevante. A história chinesa
começou em tempos imemoriais, segundo reza a tradição fundada em relatos orais,
com as observações astrológicas, em que o conhecimento acerca do funcionamento
dos eclipses exerceu papel estratégico. E foi justamente a partir disso, que
foi possível o surgimento das dinastias, ligando “l’histoire du ciel à celle de
la terre” (VOLTAIRE, 1835, p. 14). Além disso, foi a enorme inventividade dos
chineses que possibilitou a criação dos tipos móveis para a imprensa, da
artilharia, dos canhões e da pólvora, dos instrumentos astronômicos
(astrolábio, bússola), e a impressionante descoberta das coordenadas geográficas
com seus meridianos e paralelos. O que demonstrava cabalmente “la supériorité
des Chinois sur les autres peuples d’Asie” (VOLTAIRE, 1835, p.25).
E,
para refutar os missionários e aventureiros europeus que descreveram a China
como um sistema despótico, Voltaire esclarece que “dans les plus anciens temps
de la monarchie, Il fut permis d’écrire sur une longue table, placée dans le
palais, ce qu’on trouvait de répréhensible dans le gouvernement” (VOLTAIRE,
1835, p.28). O que invalidava a tese de Montesquieu, em seu O espíritos das leis, e as suas
“imputations vagues” (Idem, Ibidem). Mesmo porque, “Tous les vices existent à
la Chine comme ailleurs, mais certainement plus reprimés par le frein des lois,
parce que les lois sont toujours uniformes” (Idem, Ibidem).
De
fato, em meados do século XVIII, a proliferação de narrativas de viagens,
descrevendo as peripécias e aventuras dos viajantes na China, fez a balança
pender dessa admiração voltairiana – uma sinofilia – para um desprezo pela
barbárie – uma sinofobia (COUTEL, 2009, pp.47-54). Essas descrições que
desvelavam a sociedade, a cultura, a política e a natureza chinesas acabaram
por contaminar a próprio conceito que os europeus conceberam sobre a Ásia, de
modo geral. Voltaire se manteve fiel à idéia de que a China conseguiu
desenvolver a contento o conceito de liberdade (aquele conceito que era chave
no contexto da Ilustração). Para ele, o que ocorreu, em verdade, foi que a
China conseguiu repelir a influência perniciosa do Cristianismo, em particular,
aquele fanatismo propagado pela Igreja Católica em sua versão pós-Concílio de
Trento.
Nesse
sentido, é perfeitamente possível afirmar que Voltaire pregava a adoção do
modelo chinês em seus aspectos de administração, de governo e de aplicação das
leis. Isto, porque os vários níveis do Estado deveriam ser conduzidos por uma
elite fundada numa meritocracia intelectual. A China forneceria, então, as
bases e as matrizes fundamentais para a construção de um regime político que
conseguiria cumprir os objetivos da civilização, em seu pleno sentido. A partir
deste ponto, o maior problema para Voltaire não era convencer o seu
público-leitor de que, em algum lugar e em algum momento, houve sociedades e
civilizações mais desenvolvidas que a civilização européia setecentista. A
questão central era pensar que o ápice da civilização fosse aquela construída
pelos chineses. O mais forte argumento para Voltaire – e também para os
partidários iluministas da sinofilia; Quesnay, por exemplo – era que o sistema
chinês se manteve estável por longo tempo. E a manutenção dessa estabilidade
era estrategicamente proporcional à força de uma dada civilização. (PAGDEN,
2007, p.56s)
Entretanto,
as maravilhas e as conquistas do país oriental, que os textos fartamente
informaram, bastavam para provar que se tratava de um exemplo bem acabado de
grandeza econômica e de grandeza cultural. Enquanto, para a Europa, restava a
divisão em diversos poderes concorrentes, o dissenso entre as facções políticas
e a alternância entre tempos de fartura e de declínio, o Império chinês
vicejava, permanecendo imune aos tormentos das várias sucessões temporais e as
suas respectivas mudanças. A história trouxe para a Europa, a imprevisibilidade
e, com isso, a instabilidade, pois nunca houve paz verdadeira entre a queda do
Império romano até o reinado de Carlos Magno. De fato, segundo Voltaire, a
França, por exemplo, seria pacificada apenas no reinado de Luís XIV; momento,
em que atingiria seu ápice civilizacional.
(PAGDEN, 2007)
Em
verdade, Voltaire era uma voz dissonante no contexto intelectual do Iluminismo,
que era basicamente dominado pela imagem de uma China despótica e povoada de
exotismos – até culminar, no século XIX, com o “chinesismo” (as chinoiseries que a burguesia parisiense
venerava como traço de sofisticação). Desse outro lado, pensadores e escritores
do quilate de Montesquieu, Daniel Defoe, Adam Smith, Denis Diderot, marquês de
Condercet, Jacques Turgot – cada um em seu próprio escopo – ajudaram a
consolidar uma visão eurocêntrica do mundo, que relegava a China (e o Oriente,
de maneira geral) como país inferior aos países ocidentais.
Quer
dizer, tudo aquilo que Voltaire reconhecia como virtudes e valores que
mantiveram a China como grande império, fora tratado com enorme desprezo. Dessa
forma, a famigerada estabilidade chinesa significava inércia e consolidação de
uma tradição arcaica. As rebeliões locais e as guerras civis eram sinônimo de
consciência social e de reivindicação de direitos. O sistema de mandarinato
chinês não era uma forma de pacificação “temperada” ou “esclarecida” de
inúmeras vontades e interesses, mas simplesmente corrupção desenfreada e
arbitrariedade. O poder imperial, com sua aura transcendente e religiosa, nada
possuía de “poder ilustrado”; era apenas outra forma (a forma mais perversa) de
despotismo (TERRÓN BARBOSA, 2010, pp.267-277; ICHIKAWA, 1979, pp. 69-84)
No
limite, foi justamente essa visão sinofóbica que mais tempo permaneceu (e, de
certo feita, ainda permanece) nas representações que tratam da China (DU
PLEISS, 1998, pp.145-160). As obras políticas de Montesquieu, apenas para
referir o mais conhecido dos teóricos políticos do século XVIII, se esforçaram
por refutar o sistema governativo chinês e sua pretensa caracterização, com seu
viés ilustrado, em “despotismo esclarecido”, ou seja, naquilo que
estrategicamente se considerava a perfeição do Estado e a consecução de uma
sociedade igualitária (pelo menos, em termos jurídicos), em que se mantinha a
harmonia, a concórdia e a estabilidade ao longo do tempo (MONTESQUIEU, 2000,
p.211). Por outra, para François Quesnay e os pensadores da teoria fisiocrata
(QUESNAY, 1767), contemporâneos de Voltaire, o povo chinês entendeu, desde o
inicio dos tempos, que a acumulação de riqueza em grande escala, sobretudo,
envolvendo o conjunto da nação, e a garantia de que a prosperidade era um
direito dos cidadãos, era o objetivo mais importante da sociedade. Aqui, a
agricultura desempenhava papel central não apenas para a sobrevivência da
população, em termos de segurança alimentar, mas também como forma de angariar
enriquecimento e engrandecimento do Estado. O que quadrava perfeitamente com a
doutrina antiga da “economia” (do oikós),
conforme as coordenadas centrais do governo da casa, da família, e da obtenção
de sustento e incremento de patrimônio.
Referências
Ricardo
Hiroyuki Shibata é Doutor em História/Teoria Literária (Unicamp) e Pós-Doutor
em História da Cultura e das Mentalidades (UFPR).
BERCÉ,
Yves-Marie. Revolt and Revolution in Early Modern Europe. Manchester:
Manchester University Press, 1987.
COUTEL,
Charles. Voltaire et la Chine. L’Enseignement philosophique, n.4, 2009, 59e
Année, pp.47-54
DU
PLEISS, Eric. L’influence de la Chine sur la pensée française au dix-huitième
siècle: état présent des travaux. Dalhousie French Studies, v.43, Summer 1998,
pp.145-160
ICHIKAWA,
Shin-Ichi. Les mirages chinois et japonais chez Voltaire. Raison présente,
Année 1979, n.52, pp.69-84.
MALBRANCHE,
Benoît. La Chine, modèle de tolérance de Voltaire. In: _____. Les origines chinoises du libéralisme. Paris:
Institut Coppet, 2021, pp.53-63.
MAVERICK,
Lewis A.. China. A Model for Europe. San Antonio: Paul Anderson Co., 1946.
MONTESQUIEU.
Charles de Secondat, Baron de. O Espírito das Leis. São Paulo: Martins Fontes,
2000.
PAGDEN,
Anthony. The Immobility of China: Orientalism and Occidentalism in the
Enlightenment. In: WOLFF, Larry & CIPOLLINI, Marco (Ed.). The Anthropology
of the Enlightenment. Stanford: Stanford University Press, 2007.
QUESNAY,
François. On Chinese Despotism. Paris, 1767.
TERRÓN
BARBOSA, Lourdes. Images de la Chine dans l’oeuvre de Voltaire. Thélème.
Revista Complutense de Estudios Franceses, 2010, v.25, pp.267-277.
VOLTAIRE.
Essai sur les mœurs et l’esprit des nations. Paris, Treutel et Würtz,
1835.
_____.
Essai sur le poème épique. Paris, 1830.
Caro Ricardo, um excelente texto, parabéns! Voltaire é um de meus personagens preferidos ao se falar de China na Europa do século 18. Gostaria de perguntar: você notou se ele concebeu, em algum momento, um modelo ou proposta para viabilizar a importação desse ideal sínico de governança e sociedade? Ou ele se circunscreveu a ideia da China como modelo de exemplo e inspiração? Grato! =)
ResponderExcluirOlá André,
ResponderExcluirDuas perguntas complementares e mutuamente dependentes, pois conseguem dar conta precisamente do ideário de Voltaire, sobretudo, em seus aspectos de pensamento político.
Não foi por acaso que Voltaire dedicou um parte relevante e substancial de seu trabalho a desvelar a "história cultural" da China. De fato, para ele, o povo chinês conseguiu, ao longo do tempo, constituir um Estado a partir de um "poder centralizado" (um poder despótico). Assim, constituía-se em exemplo e inspiração, conforme você muito bem referiu, mesmo porque basta pensar nas semelhanças que ele encontrou com o reinado de Luís XIV. Em particular, em sua obra teatral, é conhecida a sua tentativa de emular e dar continuidade aos esforços de Racine e Molière, grandes autores do século XVII. De passagem, ainda falta um estudo, de maior fôlego, sobre a temática asiática e oriental na produção dramática de Voltaire.
Além disso, fazendo um recorte estratégico, Voltaire reconhecia, na China, a constituição bem sucedida de um grupo de letrados que serviria de suporte às elites governantes, incorporando, assim, no contexto europeu, os ideais do Iluminismo. É justamente, a partir disso, que ele vai fundamentar a sua proposta de "despotismo esclarecido".
Muito grato pelas questões e pela oportunidade do debate.
Ricardo Shibata
Caro Ricardo, pasme, meu primeiro projeto para um doutorado em filosofia foi uma discussão sobre o Oriente em Voltaire. Seu texto foi pra mim um feliz reencontro com um tema que me interessa muito! Eu gostei bastante do seu texto, e ainda fico pensando como o Voltaire pretendia viabilizar isso... os jesuítas acabaram importando o sistema de exames [que viraram os nossos concursos e vestibulares], mas fosse qual fosse o projeto, a revolução atropelou tudo isso.... Grato pelo debate, ótimo texto! =D
ResponderExcluirCaro André Bueno,
ExcluirPara mim, é interessante perceber que muitos críticos de Voltaire e também do reinado de Luís XIV denunciavam a "teatralização" do poder, ou seja, os atores sociais se constituíam em meros coadjuvantes de um protagonismo monárquico.
E, a crítica tinha muito fundamento. Nos séculos XVII-XVIII, a tendência do monarca era "sequestrar" os poderes locais e parcelares em nome de uma instância superior, que era obviamente aquela ocupada pelo realeza.
O esforço de Voltaire era demonstrar que essa ocupação era um desdobramento lógico e coerente da lei natural. À época, havia uma máxima em Portugal (na Península Ibérica, de modo geral, mas perfeitamente extensível a outras monarquias europeias do período) que dizia: "o rei onde pode, não onde quer". Em devidas proporções, para Voltaire, esse "querer" era um "poder" natural (ungido por Deus), hierárquica (superior em termos sociais) e politicamente (a "cabeça" majestática comanda e ordena os outros "membros" do corpo) constituído.
Agradeço encarecidamente pelas palavras de apreço ao meu trabalho e também fico muito feliz por trazer à sua memória uma lembrança tão cara à sua bem sucedida trajetória acadêmica.
Ricardo Shibata
Olá Ricardo, parabéns pelo texto. Me chamou bastante atenção este trecho: "Nesse sentido, é perfeitamente possível afirmar que Voltaire pregava a adoção do modelo chinês em seus aspectos de administração, de governo e de aplicação das leis. Isto, porque os vários níveis do Estado deveriam ser conduzidos por uma elite fundada numa meritocracia intelectual". Diante da sua pesquisa, poderíamos dizer que no pensamento de Voltaire temos uma gênese do que hoje se convencionou chamar de TECNOCRACIA?
ResponderExcluirCara Fernanda,
ExcluirSua observação é perfeita. No pensamento de Voltaire o "despotismo esclarecido", que ele pregava com bastante vigor, necessitava, em decorrência de sua própria constituição como instância superior e única, de um aparato burocrático e estatal, formado por um corpo de "servidores" altamente especializado. Isto, não apenas em termos daquilo que hoje propriamente chamamos de administração pública, porém, conforme as coordenadas mais específicas do período, de uma miríade de outros atores sociais, igualmente especializados em suas respectivas áreas de atuação (intelectuais, artistas, escritores etc.). Esse "corpo técnico" seria a extensão e a representação mais bem acabada do poder despótico; muitas das vezes, com o mesmo estatuto de arbitrariedade e liberdade de volição.
Daí, a pertinência de denominá-lo "tecnocracia".
Muito grato pela pergunta.
Ricardo Shibata
Olá Ricardo, parabéns pelo texto. Me chamou bastante atenção este trecho: "Nesse sentido, é perfeitamente possível afirmar que Voltaire pregava a adoção do modelo chinês em seus aspectos de administração, de governo e de aplicação das leis. Isto, porque os vários níveis do Estado deveriam ser conduzidos por uma elite fundada numa meritocracia intelectual". Diante da sua pesquisa, poderíamos dizer que no pensamento de Voltaire temos uma gênese do que hoje se convencionou chamar de TECNOCRACIA? FERNANDA FRANCO ALVES AZEVEDO
ResponderExcluirOlá Fernanda,
ResponderExcluirJá respondi seu questionamento no item anterior. Mais uma vez, agradeço pela pergunta.
Ricardo Shibata